Alimentação do presente e do futuro

28/11/2016 às 08h11
Fonte e imagem internet

 

Sim meus leitores, as algas marinhas são utilizadas há milênios, desde tempos imemoráveis, por isso não é a toa que os japoneses mantém em suas refeições algas marinhas, que são famosas por serem parte de um dos mais reconhecidos ícones da culinária japonesa, o sushi.

Ao contrario do que diz o senso comum, as florestas não são os pulmões do mundo, mas sim as algas, que produzem cerca de 55% de todo o oxigênio do planeta.

A nova alimentação do novo milênio vem diretamente do fundo do mar para a nossa mesa.

Mas vamos lá saber um pouco o  que são algas marinhas: são plantas que vivem sob a superfície da agua do mar, de onde tiram os nutrientes para a sua formação, absorvendo e concentrando quantidades de elementos nutritivos essenciais a vida.

As algas marinhas são ricas em vitaminas A, B, B2, B12, C, D e E, proteínas, sendo ainda uma das melhores fontes naturais de cloro, potássio, sódio, ferro, cálcio, iodo, fósforo.

Uso medicinal da alga marinha segundo estudos: 

-São mineralizantes do organismo e ativadores das funções cerebrais.

-São também indicadas nos casos de reumatismo, raquitismo, anemia, hipertireodismo, disfunções renais, eczemas, neurite, asma, bronquite, prisão de ventre, diarreia, má digestão, dor de cabeça e problemas no aparelho gênito-urinário.

-Ajuda a combater a celulite, flacidez, rugas precoces e são também indicadores como auxiliar de regimes de emagrecimento.

-Fortalece as unhas e cabelos fracos e quebradiços, evitando sua quebra, mantendo sua cor natural.

Os estudos foram mais longes. Comprovam ainda, que a alga ajuda na prevenção da leucemia, hipertensão e auxilia as funções naturais do sistema digestivo.

As algas marinhas são uma das jóias do mar, adornando as águas com vida e cor e fornecendo um recurso que pode melhorar a nossa alimentação, tanto do ponto de vista da nutrição como da culinária e gastronomia.

Nós, brasileiros, não temos o habito de comer algas, apesar da extensão do nosso litoral, saiba então que as algas podem ser comidas cruas- como saladas, ou cozidas, variando de acordo com o tipo.

No comercio as Algas marinhas são normalmente vendidas em pílulas, e encontradas em casas de produtos naturais.

Concluindo, uma pessoa corretamente nutrida, terá um corpo resistente a qualquer doença, portanto saúde é vida, e a responsabilidade é nossa de tê-la!!!

 

.