Bebida da vovózinha

5/04/2017 às 06h04
fonte e imagem internet

Quem pensou em outra coisa é melhor voltar atrás, estou falando sobre aquele bom chá que conforta o corpo e a alma e de suas propriedades e sabores de surpreender qualquer um. 

Lembram que para qualquer coisa nossas avós iam logo fazer aqueles chazinhos milagrosos? Hoje em dia, eles entram e saem da moda, prometendo energia, emagrecimento, cura de enfermidades e coisas e tal?! 

O chá é uma bebida milenar e espetacular, que é usada há séculos para combater diversos males que podem nos acometer. Portanto, é importante saber mais sobre essa bebida (o chá) para tirar o que tem de melhor de suas substâncias medicinais. 

Segundo estudos, e dependendo da erva com a qual é feito, ele também é capaz de acabar com o mal-estar, estimular o metabolismo, deixar o cérebro mais alerta e até auxiliar na perda de peso. 

De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não são poucas as plantas com propriedades terapêuticas, e que no mínimo, umas 60 espécies ajudam a manter a saúde plena e podem ser ingeridas sem prescrição médica. Mas mesmo assim é preciso consultar um profissional para monitorar algum efeito adverso passível de aparecer. 

Ficou curioso? 

Então veja essa relação segundo nutricionistas: 

- Chás Digestivos – Cáscara sagrada, boldo, camomila, espinheira-santa, carqueja e hortelã.

Benefícios – As plantas com esse poder promovem o relaxamento da musculatura do trato gastrointestinal, reduzindo tanto as cólicas quanto o desconforto no abdômen. Também diminui os gases e facilitam o processo digestivo. 

Contra-indicações – grávidas e lactantes.

- Chás Termogênicos – Canela, gengibre, cravo-da-india, chá verde e laranja-amarga.

Benefícios – Aceleram o metabolismo e aumentam a queima de calorias, por isso o consumo é recomendado para quem segue dietas de emagrecimento. 

Contra-indicações – grávidas e cardíacos.

- Chás Antivirais – Alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, salgueiro, alcaçuz e guaco.

Benefícios – Fortalecem o sistema imunológico e têm propriedades anti-inflamatorias e analgésicas. 

Contra-indicações – grávidas, lactantes, pessoas que sofrem de gastrite e que geralmente têm pressão baixa. 

- Chás Diuréticos – Quebra-pedra, chapéu-de-couro, cavalinha, cana-do-brejo, bardana e dente-de-leão.

Benefícios – Estimulam o bom funcionamento dos rins.

Contra-indicações – grávidas e pessoas com pressão baixa. Quem sofre de insuficiência renal ou cardíaca. 

Os chás provenientes da natureza são realmente poderosos, incrível, não é? Mas não esqueça de sempre procurar um profissional para orientar seu melhor proveito de todos os benefícios para o seu corpo e alma. 

Falar em chá me vem logo a mente o que vovó sempre falava: então toma um chazinho que passa! 

E passava mesmo!