Festival Pestalozzi Rose Run

17/06/2017 às 06h06
fonte e imagem internet
A Associação Pestalozzi de Manaus foi fundada em 16.11.78. As primeiras reuniões foram realizadas na residência do senhor Jorge Assad Aucar, pai das fundadoras senhoras Vânia Aucar Seffair e Nádia Abdala Aucar. 

A ideia da fundação foi da senhora Vânia, que era funcionária da Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) e observou que a demanda de pessoas com deficiência era grande, evidenciando a necessidade de se criar uma escola voltada para atender alunos nesse segmento. 

Em 1982, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), doou o terreno e a verba para ser construída a atual escola, nos parâmetros adequados para receber pessoas com deficiências. Em 29.06.84, o novo prédio foi inaugurado, com a presença de alunos, professores, pais dos alunos e algumas autoridades, entre elas, o então Ministro Atílio Andreazza. 

A Associação Pestalozzi de Manaus, ampliou seus serviços, tendo como base a assistência social, sendo uma Instituição sem fins econômicos, filiada à Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENAPESTALOZZI e Federação das Pestalozzi do Amazonas FASPAM.  

A capacidade de atendimento da Instituição é de 300 usuários, os associados são 15. O público alvo está inserido na política de assistência social, onde os serviços sócioassistenciais desenvolvidos são de proteção social básica, bem como proteção social especial quando se faz necessário. 

Há 38 anos, a Associação Pestalozzi de Manaus desenvolve suas ações, tendo como foco a pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e funcionais, assim como, suas famílias. Viabiliza direitos sociais e garante o fortalecimento de vínculos familiares, através dos serviços educacionais, atendimento clínico, psicológico, fisioterapêutico e serviço social. 

O serviço social, desenvolve ações de acolhimento, orientação, encaminhamentos, defesa e garantia de direitos. Cabe enfatizar que a referida Instituição oferece quatro refeições diárias, duas no turno matutino e duas no turno vespertino.
A Atividade Física, o Exercício Físico, o Desporto e o Lazer são direitos constitucionais do povo brasileiro, sendo dever do Estado, em nível Federal, Estadual e Municipal, o oferecimento das mesmas, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.  
 
A corrida e a caminhada são atividades esportivas que mais possuem adeptos no mundo, em virtude dos benefícios proporcionados aos praticantes, prevenindo doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a obesidade e o estresse, dentre outros problemas de saúde.

As DCNT são doenças multifatoriais que se desenvolvem ao longo da vida e persistem por muitos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, são consideradas um sério problema de saúde pública e são responsáveis por 63% das mortes no mundo.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, as DCNT são a causa de aproximadamente 74% das mortes, forte impacto na qualidade de vida dos afetados, maior possibilidade de morte prematura e efeitos econômicos adversos às famílias, comunidades e sociedade em geral.

Resultado de aspectos sociais e fatores de risco individuais, como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável, as Doenças Crônicas não Transmissíveis de maior impacto mundial são: as doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, diabetes e câncer. 
 
Portanto, a principal intenção do Festival Esportivo Pestalozzi Rose Run é garantir que a população manauense tenha acesso à prática atividades físicas saudáveis e desportos, como forma de integração, sociabilização e melhoria da qualidade de vida.

O Instituto Universidade Campeã de Educação, Pesquisa, Cultura, Qualidade de Vida e Desporto da Amazônia foi criado com vistas a fomentar atividades com estas perspectivas e desenvolvidas no projeto Universidade Campeã, uma ação de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, desde o dia 07 de abril de 2003.
 
JUSTIFICATIVA
 
O Festival Esportivo Pestalozzi Rose Run contará com a participação de membros da sociedade amazonense, praticantes ou não de alguma modalidade desportiva.

Será uma ação voltada à comunidade, atendendo suas necessidades, respeitando as diferenças e dando suporte à participação em atividades física saudáveis, visando à melhoria da saúde, assim como, arrecadará alimentos não perecíveis, que serão disponibilizados a Associação Pestalozzi de Manaus, responsável pelo atendimento de pessoas com deficiências.
 
O evento contribuirá para a formação de cidadãos solidários que contribuam com o desenvolvimento de Manaus, além de incentivar a prática regular de exercícios físicos, desportos, atividades físicas, lúdicas e culturais, melhorando a saúde da população.
 
OBJETIVO GERAL
 
Integrar a população através da corrida, caminhada e diversas modalidades esportivas proporcionando entretenimento, melhoria da qualidade de vida e lazer da população.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
Comemorar a vida e a saúde dos participantes;
Incentivar através do esporte a melhoria da qualidade de vida, a promoção da saúde e o bem-estar social;
Integrar a comunidade local através de atividades sadias e solidárias proporcionando um clima de festividades e confraternização;
Promover o intercâmbio esportivo, cultural e social entre os praticantes.

 

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES LIMITADAS
 
Poderão inscrever-se no Festival Esportivo Pestalozzi Rose Run crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
 
• As inscrições deverão ser feitas pelo site: www.ticketagora.com.br 

• Período de inscrição: até 17/05/2017 ou até a data que atingir o limite de participantes previstos.
 
PREÇO SOLIDÁRIO – R$ 60,00 (sessenta reais) + um quilo de alimento não perecível (o participante não precisará levar o alimento, pois o mesmo será adquirido pela organização do evento, mediante o pagamento da inscrição).

OBSERVAÇÃO – O valor da Inscrição é diferenciado, para os beneficiários da meia entrada (idosos, PCDS e estudantes) e ao público em geral, sendo que, do valor da inscrição, será OBRIGATÓRIO adquirir um quilo de alimento não perecível, que será doado a Associação Pestalozzi de Manaus. Os que optarem por não doar o alimento, pagarão o valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais), sob pena, da não retirada do kit.

 

§ 1º. – Para receber o kit é necessário ter em mãos, documento de identidade original ou autorização expressa.

§ 2º. – Não haverá premiação em dinheiro. 

§ 3º. – Vinte (20) doadores de sangue, em conformidade com a Lei Municipal nº. 391, de 04 de setembro de 2014, terão isenção da taxa de inscrição, porém, não terão direito ao kit da corrida, visto que, trata-se de um evento SOLIDÁRIO. Além da isenção do pagamento da taxa, os doadores de sangue, receberão o número de peito (se houver), medalha e usufruirão da mesma estrutura disponibilizada aos pagantes, desde que, entreguem 01 kg de alimento não perecível e apresentem documento comprobatório, de três doações consecutivas de sangue para homens e duas para mulheres, em um período de 12 meses anteriores à data da corrida.
 

PREMIAÇÃO

PREMIAÇÃO
 
Não haverá premiação em dinheiro.
Serão sorteados brindes aos participantes.
Todos os inscritos que concluírem a prova receberão medalhas personalizadas de participação.

Observação: Não haverá premiação para convidados com cortesia e isentos de pagamentos da taxa de inscrição.
 
CATEGORIA
 
GERAL, nos naipes: MASCULINO e FEMININO.
 
KIT DO PARTICIPANTE
 
O kit será entregue aos participantes devidamente inscritos na prova.
 
• Camisa, conforme indicado no ato da inscrição, até a quantidade de camisas disponíveis por tamanho.
Para garantir o tamanho solicitado, a retirada será por ordem de chegada;
• Sacochila;
• Squeeze;
• Medalha; e;
• Brindes (caso sejam oferecidos por apoiadores e patrocinadores).

Hidratação: Água na largada e na chegada.
 
Observações: Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental, solicitamos aos participantes que levem uma garrafa, que será abastecida com água no local da largada, para utilizar durante o percurso.  
 
O Kit poderá ser retirado pelo participante inscrito ou por terceiros, mediante apresentação de documento oficial com foto e recibo de confirmação de inscrição. Não serão entregues kits após o evento, aos que não puderem retirar, solicitem a terceiros que o façam, atendendo a consideração acima.
 
ASSESSORIAS / EQUIPES
 
Será disponibilizada área para que as Assessorias/Equipes montem suas estruturas, a partir das 12 horas do dia 24.06.2017.

Data

24.06.2017.
 
LOCAL E HORÁRIO
 
Local: Arena da Amazônia Vivaldo Lima

Horário da Largada da Corrida e Caminhada:
16h45min: Aquecimento / Alongamento.
17h00: Largada da corrida/caminhada.
 
Obs.: Os Inscritos devem comparecer ao local com antecedência para concentração e aquecimento. 
 
Percurso: SERÁ MONTADO NAS ÁREAS: EXTERNA E INTERNA DA ARENA DA AMAZÔNIA VIVALDO LIMA.

 

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

08h00min: Ciclismo

15h00min: Futebol na Arena

17h00min: Corrida e Caminhada
 
18h00min: Horário do início das outras atividades esportivas
  
Obs.: O circuito de cada modalidade convidada estará montado, aguardando os participantes. 
 
Entrega de Kits

Os kits serão entregues na sexta (23/06/2017), no período das 10h00 às 20h00.

Os kits serão entregues aos participantes, devidamente, inscritos na prova.

Local de entrega do kit: SEJEL (Secretaria de Juventude Esporte e Lazer) - Avenida Pedro Teixeira - Vila Olímpica de Manaus.
 
MODALIDADES
 
O Ciclismo terá a distância de 20 km.

A Corrida e Caminhada terá a distância de 5 km. 

 CLASSIFICAÇÃO
 
Não haverá preocupação com a Classificação – Todos serão premiados.
 
APURAÇÃO
 
Será realizada por membros do staff da corrida e caminhada, quando da chegada dos participantes.

SE CONSEGUIRMOS, apoio para a aquisição de chips eletrônicos, a apuração será realizada através de cronometragem eletrônica. Neste caso, o Atleta deverá posicionar a Tag de modo correto em seu tênis.

 
Os Resultados serão divulgados online, após o evento, em site divulgado oportunamente.
 
DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao participar do evento, o inscrito assume total responsabilidade por dados pessoais fornecidos, aceita o regulamento em sua totalidade, garante que está saudável, em condições físicas e mentais para a prática das atividades físicas e esportivas propostas, assume as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do evento.
A segurança do evento será realizada pelos órgãos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes.

 
Serão colocados a disposição dos inscritos, os sanitários da Arena da Amazônia.
 
A organização não disponibilizará guarda volumes no local do evento.
 
Não haverá reembolso do valor pago, referente à inscrição do participante.

Os acessos às áreas de Concentração e de Largada serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam essas áreas, na largada ou em qualquer outro momento, sob qualquer pretexto, sob pena de desclassificação. O inscrito que, em qualquer momento, deixar de atender às regras descritas neste regulamento poderá, a qualquer tempo, ser desclassificado do evento. 

 

Os participantes têm a obrigação de conferir, se os dados pessoais foram corretamente digitados e no momento da inscrição assinalar o termo de responsabilidade. Após a confirmação do termo, os inscritos assumem a responsabilidade pelos dados digitados. 

 

Ao se inscrever no evento, o participante o faz de forma pessoal e intransferível. Não havendo, portanto, a possibilidade de transferência da inscrição para outra pessoa. 

 

Ao se inscrever para o evento, o participante disponibiliza seus dados pessoais e autoriza os organizadores, patrocinadores, apoiadores e parceiros, a qualquer tempo, enviar, no endereço eletrônico ou físico (ou outro fornecido), informativos, mala direta ou outro tipo de correspondência e usar imagens e áudios dos inscritos.

 

Número do Peito (SE HOUVER): deverá ser fixado na frente da camiseta do inscrito e é de uso obrigatório. Qualquer dano ou recorte nesse número poderá implicar na desclassificação do participante.

 

A organização se reserva o direito de alterar qualquer dos itens deste regulamento sem prévio aviso, conforme as necessidades do evento, informando as alterações no dia da retirada do Kit do participante.

 
Recomendamos rigorosa avaliação médica, inclusive a realização de teste ergométrico prévio aos inscritos.

Todo e qualquer contratempo não previsto neste regulamento será analisado pela Comissão Organizadora, a qual competirá a melhor resolução, não cabendo recurso contra suas decisões.

 
DÚVIDAS

Eventuais questionamentos ou dúvidas deverão ser endereçados à Comissão Organizadora, por meio dos seguintes contatos: ufamesportes@yahoo.com.br ou pelo telefone: (92) 99112-1818 – Gilmar Couto.

 
Manaus, 07 de maio de 2017.

 

FUTEBOL NA ARENA

Serão disponibilizados cem (100) minutos de partidas de futebol na Arena da Amazônia.

A partir das 15 horas do dia 24.06.17.

O número de equipes estará limitada a dez (10), com número livre de inscritos (sem limite de idade ou sexo).

As partidas acontecerão em um tempo de vinte (20) minutos, sem intervalo (tempo corrido).

Os participantes utilizarão as estruturas utilizadas na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016 (vestiário e campo de futebol).

As equipes deverão estar equipadas (uniformes completos e iguais: chuteira, meião, calção e camisa).

Uso obrigatório de chuteiras (é terminantemente proibido o uso de qualquer outro tipo de calçado).

Somente poderão ficar na área de jogo, os participantes devidamente inscritos e credenciados.

Proibido o acesso de não inscritos ao campo de jogo.

Cada participante pagará o valor de cem reais (R$ 100,00).

Os participantes devidamente inscritos receberão a medalha comemorativa do evento! 

 

CICLISMO

A modalidade será disputada em uma prova de vinte (20) quilômetros!

O percurso será no entorno da Arena da Amazônia!

A largada da prova será às 08 horas do dia 24.06.17, na parte interna da bilheteria e dos portões B e C (setores na Avenida Constantino Nery).

Não haverá premiação!

Os participantes devidamente inscritos receberão medalhas!

Além da medalha, todos os inscritos receberão o kit do evento.

 

OUTROS ATIVIDADES ESPORTIVAS

Haverá diversas outras modalidades durante o Festival Esportivo Pestalozzi Rose Run!

Para participar livremente (exceto no Futebol na Arena), os interessados deverão efetivar sua inscrição regularmente!

Os participantes devidamente inscritos receberão o kit do evento!

Para maiores informações:

https://www.ticketagora.com.br/Evento/4256/Festival-Esportivo-Pestalozzi...