Moda na internet, jogo do enforcamento se espalha pelo mundo

9/03/2017 às 06h03
fonte e imagem internet

Meus amigos e leitores o assunto é seríssimo e está chamando a atenção das autoridades de vários países devido sua prática, e está causando vitimas fatais em vários locais do mundo. 

Essa brincadeira perigosa transmitida em vídeo através da internet, conhecida como “The choking game” e traduzida para o português como "o jogo do enforcamento ou jogo da asfixia”, que consiste no desafio de provocar a asfixia até desmaiar, para experimentar sensações fortes. 

Nesse perigoso jogo os participantes, que geralmente são adolescentes e se sentem fascinados por atividades de risco, usam cordas, cintos, lenços ou outros objetos para cortar o suprimento de oxigênio, desmaiar e, em seguida, acordar em estado de euforia, semelhante ao estado de uso de drogas. 

Segundo especialistas a prática envolve o risco de lesão cerebral e até mesmo a morte, como vem acontecendo em vários países do mundo. E pessoas com bronquite, asma e insuficiência cardíaca correm maior risco de morte. 

O jogo do enforcamento se difundiu na internet como um desafio, na maioria das vezes imposto aos competidores de jogos online, tornando-se muito popular entre os adolescentes, não se sabendo exatamente quando e onde se iniciou essa prática aterrorizante que tem deixado muitos pais e autoridades perplexos com esse ato macabro. 

Os psicólogos ressaltam que esses incidentes não tratam de tentativas de suicídios, mas por causa da euroforia oferecida causada pelo desmaio, como também pelo desafio de testar seus limites e participar ou pertencer a um grupo. 

A medida preventiva imediata é prestar mais atenção nos jovens e monitorar o que eles fazem na web, é um desafio lidar com os jovens na era do ciberespaço, porém os especialistas aconselham os pais a ficarem mais próximos de seus filhos, tentarem entender os sinais de que precisam de ajuda ou de muitas vezes do apoio emocional e de mais amor.