Não compre gato por lebre, procure um cirurgião-dentista e corra do charlatão ‘o falso dentista’

21/01/2015 às 03h01

A Odontologia é a ciência voltada para o estudo e o tratamento da boca e da face.  E o cirurgião dentista é o profissional habilitado para cuidar da saúde e da estética da boca.  Para exercer esta profissão precisa se graduar em uma faculdade e ao termino desta registrar-se no seu conselho de classe.  

A Odontologia do Brasil é considerada uma das melhores do mundo. Mas apesar de termos os melhores profissionais e técnicas, a atividade ilícita profissional ainda constitui uma grande preocupação na área da odontologia, sendo observada de diversas formas na sociedade. 

E, sendo a Odontologia uma profissão intrinsecamente ligada à Saúde Pública, a violação das suas exigências não poderia deixar de caracterizar-se como CRIME.

É importante lembrar que o individuo que exerce a odontologia sem formação é considerado um charlatão (o que utiliza de falsidade).

Não é preciso nem falar sobre o perigo que se expõe uma pessoa que se submete a um tratamento com um falso profissional.

É importante lembrar e alertar a população sobre os perigos do tratamento odontológico com o falso dentista e o risco para saúde bucal e da saúde geral.

A população tem que criar o hábito de consultar o número de registro profissional junto ao conselho de classe e verificar se o atendimento foi feito por um legitimo cirurgião-dentista. Checar todos esses dados é uma atitude importante porque cada vez mais se torna necessária e preocupante o fato desses falsos profissionais estarem ofertando serviços como extrações de dentes ou próteses por um preço abaixo da média e colocando em risco sua saúde e sua vida. 

O barato sai caro para correr tamanho perigo. E o perigo é real e assustador. 

 E tudo começa com a falta de medidas necessárias para o atendimento do paciente como higiene e segurança.  Sem contar com a possibilidade de contagio de doenças infecto-contagiosas como: Hepatite e HIV por meio de contato de agulhas usadas e instrumentos velhos enferrujados que darão lugar a toda espécie de infecção e doenças capazes de levar até a morte.

Por que ainda encontramos hoje em dia estes falsos profissionais que são verdadeiros terrores para a população? A resposta de que eles existem porque tem quem os procure não é tão simples. Entretanto é muito mais complexa a resposta e está associada a fatores como renda da população e a ausência do poder público. 

Se a oferta de serviços odontológicos fosse para todos não seria necessário à procura por falsos profissionais. Entretanto boa parte da população não está inserida nas ações de saúde publica.  

É muito importante que a população não se deixe enganar e fique atenta para os riscos e comprometimento que pode colocar sua saúde em risco.

Por tudo que pode acontecer com a saúde bucal e tendo como principal preocupação preservar a saúde da população é extremamente importante procurar um cirurgião dentista para receber o tratamento adequado.  

Portanto não caia no golpe do falso dentista!