Sorriso feliz e coração saudável

14/09/2016 às 10h09
fonte e imagem internet

O ser humano vive cada vez mais e a expectativa de vida em todo o mundo cresce significativamente e, hoje, entender o que se passa com o funcionamento dos órgãos do corpo e a correlação que existe entre cada parte do organismo pode evitar doenças.

Portanto, se por um lado vivemos mais, por outro as doenças são mais frequentes e como todos aparentemente querem viver por um período de tempo maior, o cuidado com a saúde deve ser uma preocupação constante em nossa vida.     

A saúde bucal é a parte importante de nossa saúde em geral, mas poucas pessoas sabem e dão seu devido valor.

Cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética, e sim uma questão de saúde.

Higiene bucal e o coração parecem ser dois aspectos separados de cuidados de saúde, apesar de não parecer relacionada, as doenças do coração podem sofrer serias influências daquilo que vem da boca. Assim como o inverso também é verdadeiro.  Portanto, a higiene da cavidade oral tem tudo a ver com os inúmeros benefícios à saúde do coração. E segundo pesquisadores as pessoas com doença cardíaca devem certificar-se de manter uma boca sadia.

 De um modo geral indivíduos com uma boa saúde oral apresentam menos bactérias na cavidade bucal que poderiam disseminar-se à corrente sanguínea. Essas bactérias orais entram no organismo através de doenças ou deglutição de bactérias de gengivas inflamadas.

Estudos recentes apontam a condição bucal, principalmente doença periodontal, como um dos fatores de risco às doenças cardíacas, talvez mais importantes, que o fumo e segundo pesquisas, que as doenças cardiovasculares como a maior causa de morte em todo mundo.   

Diversas doenças sistêmicas – aquelas que eventualmente afetam todo organismo – parecem estar relacionadas com doenças de origem em infecções orais e pessoas com doenças de gengivas, são duas vezes mais susceptíveis a complicações a doenças cardíacas do que aquelas com gengivas sadias.

Vale acrescentar que escovar os dentes pode prevenir o risco de doenças cardiovasculares. E segundo cardiologistas, grande porcentagem dos casos das endocardites tem origem em problemas bucais e poderiam ser evitados com cuidados de higiene e visitas periódicas ao Cirurgião-Dentista.

Portanto, neste contexto, a manutenção da saúde oral é extremamente importante para a saúde sistêmica do individuo. E diante de todas as evidências cientificas existentes, fica claro que a prevenção e tratamento das doenças periodontais poderiam diminuir enormemente as sequelas de doenças do coração, evitando até algumas mortes, e economizar milhares de reais gastos anualmente com a internação e recuperação dessas pessoas, além de liberar leitos de hospitais para tratamento de outras enfermidades.

A boca é a maior cavidade do corpo humano em contato com o mundo exterior. Porta de entrada do tubo digestivo e auxiliar da respiração. Por suas características e funções, poderia se dizer que a boca é um ninho de bactérias. É quando esse equilíbrio se quebra podem surgir as enfermidades bucais. E que na maioria dos casos, ela decorre de uma higiene bucal inadequada e da falta periódica ao dentista.

Portanto, não deixe de consultar seu dentista e seu cardiologista, são esses os profissionais que serão capazes de determinar suas condições de saúde.

Nunca esqueça que a saúde começa pela boca e um Sorriso Feliz deixa um Coração Saudável e que a energia vital do nosso corpo tem que esta em harmonia com o todo para que haja o equilíbrio do nosso ser, o que é importante para uma vida saudável no longo prazo.