Suicídio: precisamos falar disso

9/09/2017 às 07h09
fonte: imagem e divulgação internet

SETEMBRO AMARELO: Mês da Prevenção do Suicídio.

Acesse: setembroamarelo.org.br ou ligue 141 para o Centro de Valorização da Vida.

 

Por Arnoldo Junior

Desculpe pela franqueza, mas tenho certeza que você conhece um suicida. Aposto que sim. Pode ser um colega de trabalho, de escola ou faculdade, quem sabe um amigo ou até mesmo um familiar seu. Com certeza você conhece alguém que tirou a própria vida. Sei que assunto é delicado mas precisamos falar dele. 

Os números assustam. O problema é considerado de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde. A OMS aponta uma alta no número de casos no Brasil, que em 2012 registrou 11.821 casos. Manaus é a nona capital em número de suicídios. 8 a cada 100 mil homens e 2 a cada 100 mil mulheres cometeram suicídio na nossa cidade. 

O problema é maior pela dificuldade que as pessoas têm de lidar com ele. Quando nos deparamos com um suicida em potencial não conseguimos perceber o problema adequadamente pois ele geralmente está associado à depressão, e a doença nem sempre é tratada adequadamente. Os familiares e amigos comumente confundem a mudança comportamental da vítima com tristeza e não procuram ajuda adequada. 

A depressão é uma doença cercada de tabus e preconceito. Há até um ditado que diz que depressão é doença de rico. Com tudo ela é uma doença que atinge todas as classes sociais, do rico ao pobre. 

Há de se destacar, no entanto que não é só a depressão que pode levar ao suicídio. Segundo a Associação Amazonense de Psiquiatria a bipolaridade, outro transtorno de humor como a depressão, o abuso de álcool e outras drogas, os transtornos de personalidade como as psicopatias e a esquizofrenia constituem outras causas importantes. 

Precisamos falar mais do problema, para que o alerta chegue a tempo e mais pessoas sejam salvas. 10 de setembro é o dia Mundial de prevenção ao suicídio. Nesta data será feita uma ação de conscientização no Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus, às 17h30. A ação contará com a presença de defensores públicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e estudantes que estarão conversando com a população e distribuindo folhetos com orientações sobre a prevenção ao suicídio. No dia 13 de setembro, das 09h às 13h, acontece o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio do Amazonas, no auditório Deputado Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.930, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. Compareça. 

Não jogue a depressão para debaixo do tapete. Procure a unidade de saúde mais próxima para ajuda especializada. Precisamos nos livrar do preconceito ao falar disso. Mais vidas podem ser salvas por atitudes simples. Lembre-se: depressão é uma doença mortal. Não é frescura.

 

 

Arnoldo Gomes da Costa Junior
Cirurgião-Dentista
Especialista em Saúde da Família (UFAM)
Especialista em Saúde Coletiva (UFAM)
Especialista em Odontologia do Trabalho (FUNORTE)
Cirurgião-Dentista da SEMSA Manaus com 2 contratos
Presidente do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Amazonas (SINDCDAM)
55-92-98174-6327
55-92-98125-5600 (Whatsapp)